Aproveite

Arquivo do blog

Enjoy it

The best!

sábado, junho 04, 2005

Troféu Berzoini de Crueldade

O PFL (Partido da Frente Liberal) começou a votação para a escolha do vencedor do 6º Troféu Berzoini de Crueldade, uma crítica às ações do governo Lula. O partido de oposição ao governo vai escolher o "ministro de Lula que fez mais crueldades com o povo brasileiro no início deste ano".

Os indicados da edição 2005 são: o ministro da Cultura, Gilbert Gil - por ter gasto R$ 9 milhões do orçamento da pasta na decoração de seu gabinete (segundo o PFL); o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles - por aumentar a taxa de juros oito vezes consecutivas -; o ministro da Saúde, Humberto Costa - por ter estabelecido "loteria da morte" na questão dos leitos em UTIs .

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, também concorrem por patrocinar o encontro de gays e lésbicas de Manaus com os recursos do Fundo de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza e por causa da morte de 21 índios em aldeias do Matro Grosso, respectivamente.

O Troféu Berzoini de Crueldade foi criado há mais de um ano e tem periodicidade trimestral. Recebeu o nome de Berzoini em falsa homenagem ao ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, que, no período que ocupou a Previdência Social, cortou o pagamento de benefícios dos idosos com mais de 90 anos.

O autor da idéia original do troféu foi o senador José Jorge (PE). Até hoje foram realizadas cinco edições do "prêmio" com a participação de 168.664 internautas que escolheram quatro campeões: Luiz Inácio Lula da Silva (1º edição) José Dirceu (ganhou duas vezes, na 2º e na 3º edição), Humberto Costa (4º edição) e Luiz Gushiken (vencedor da 5º edição).

O Troféu Berzoini de Crueldade será concedido até o dia 31 de dezembro de 2006, data prevista para o fim da governo Lula. Os vencedores do troféu terão seus nomes inscritos no Livro do Tombo que conterá também documentos sobre os fatos que justificaram as indicações ao antiprêmio. Ao final do prazo, o livro será doado para arquivo público, com a finalidade de retratar a era de "crueldade petista".

* Tirei esta matéria do Terra. A última opção, em que citam o Patrus Ananias, chega a ser infantil de tão demagoga. Nunca gostei o PFL, mas esse Troféu é tão curioso que tive que publicá-lo.

Nenhum comentário:

Colaboradores